O que é BEP?

O que é BEP?

O que é BEP?

Como vocês sabem, a Bormatto Engenharia utiliza a plataforma BIM para execução dos projetos. Em outros artigos já discutimos o que é o BIM e como é elaborado. 

 

Sabemos que, em todas as áreas, um projeto precisa de um bom planejamento para ser bem executado. No caso do BIM, esse planejamento anterior à Elaboração do modelo 3D é chamado de BEP, do inglês ‘BIM Execution Plan’, que significa Plano de Execução BIM. 

 

bep.png

 

Esta etapa consiste na elaboração de um relatório que especifica toda a metodologia de desenvolvimento dessa construção virtual de acordo com as necessidades do cliente em questão, assim como a padronização dos arquivos, níveis de detalhamento e até a forma de comunicação entre os arquitetos e engenheiros responsáveis e o próprio cliente durante a concepção do projeto.

 

As principais funcionalidades do BEP podem ser colocadas em 4 tópicos:

 

1- Identificar os usuários e as metas de projeto;

2- Desenhar o processo Global do empreendimento;

3- Desenvolver o intercâmbio de informações;

4- Definir uma estrutura sustentável para implementação do BIM no projeto.

 

Após apresentado e aprovado pelo cliente, outra etapa do BEP é realizada: o pós-contrato. Neste momento, são elaborados os objetivos acordados para as entregas, expiração, reutilização, relatórios de conflitos entre instalações, etc. O documento também lista todos os elementos acordados, o resumo e os documentos do contrato.

 

Em resumo, o objetivo do desenvolvimento desse planejamento é alinhar a forma de trabalho, estimular a comunicação direta entre as equipes das disciplinas mesmo durante as fases iniciais do projeto, definir em detalhes as expectativas do cliente em relação ao produto final e minimizar falhas, retrabalhos ou incompatibilidades. 

 

            Curioso para entender mais sobre o BEP e como nós realizamos esta etapa? Entre em contato conosco clicando aqui.

 

 

Acompanhe nossas redes sociais: 

Facebook | LinkedIn | Instagram